terça-feira, 27 de novembro de 2018

"Escutaram? Esse é o som do seu mundo se derrubando e do nosso ressurgindo. O dia que foi dia, era noite. E a noite será o dia que será o dia."


Em todos os lugares que tenho ido e com todas as pessoas com as quais tenho conversado e que tem aproximações dessa nossa forma de pensar o mundo, eu tenho falado insistentemente sobre este momento dos zapatistas e todo o significado que ele tem para os nossos dias atuais de luta.

Em 2012, quando todos achavam que o mundo iria acabar, conforme a intepretação do calendário maya, eles fizeram uma caminha silenciosa desde as suas regiões até San Cristobal de Las Casas, para dizer contudente que aquele barulho que todos ouviam e a fala do fim do mundo na verdade, era o fim deste mundo, da bárbarie ocidental, da desumanidade do ser humano pelo sistema capitalista e o esmagamento do ser social pelo neoliberalismo.

Esse mundo queridos e queridas está acabando. As ondas conservadoras e reacionárias são a amostra dos últimos respiros dessa civilização em declínio que vivemos.
Nosso papel é junto com os zapatistas dizer:

"¿Escucharon? Es el sonido de su mundo derrumbándose, es el del nuestro resurgiendo. El día que fue el día, era noche. Y noche será el día que será el día"

Escutaram? Esse é o som do seu mundo se derrubando e do nosso ressurgindo. O dia que foi dia, era noite. E a noite será o dia que será o dia."

A nossa luta continua!
Construamos um novo mundo!
Uma nova humanidade!
Novas formas de relacionarmos com os demais, com nós mesmos e com a natureza!


https://www.youtube.com/watch?v=CrFVB78SpE0