quinta-feira, 17 de maio de 2018

Entrevista com Manuel Perez Constantino - Fundador da organização Xinich ''las hormigas' - Chiapas, México.

Nesses dois meses de caminhadas pelo México tivemos o privilégio de falar com pessoas extraordinárias. Lutadoras e lutadores sociais históricos e cotidianos que com suas histórias de resistências nos ensinaram muito sobre o pouco que sabemos. Nos apresentaram um México que extrapola os livros, nos achegaram ao 'méxico profundo' que um só pode entender quando se permite e quer se lançar neste mundo em que muitas vezes, muitas e muitas vezes, se silencia e se cala a voz daqueles que gritam por justiça.

Com a palavra um grande lutador social que tivenos a honra de conhecer e entrevistar: Manuel Perez Constantino, fundador da organização das formigas (Xinich). Ele fala sobre a fundação do congresso nacional indígena, a fundação da organização Xinich, a marcha das formigas (1992) , o encarceramento, as mentiras do 'mal governo', as torturas e todo o que corresponde a guerra suja empreendida pelo mal governo contra as organizações indigenas.

Frente a guerra suja, surge a guerra JUSTA!

O levantamento zapatista grita !YA BASTA!  em 1994

Gravado dia 01 de abril de 2018 em Tuxtla Gutierrez.
Imagem e som por Gastão Guedes
Edição primeira por  Pauleany Linhares


Link e senha:

Link: https://vimeo.com/270561673
Senha: YaBasta!
_____________________________________________________________________



Con la palabra un gran luchador social que tuvimos el honor de conocer y entrevistar: Manuel Perez Constantino, fundador de la organización de las hormigas 'Xinich'. Habla sobre la fundación del congreso nacional indígena, la fundación de la Xinich, la marcha de las hormigas (1992), el encarcelarmiento, las mentiras del mal gobierno, las torturas y todo lo que corresponda a la guerra sucia emprendida por el mal gobierno contra las organizaciones indígenas.
Frente a la guerra sucia, surge la guerra justa!
El levantamiento zapatista - el EZLN en 1994 grita "Ya Basta!"

Grabado en 01-04-2018 en Tuxtla Gutierrez, México.