APRESENTAÇÃO


Querendo colaborar na construção de um mundo democrático, livre e justo estamos empenhados em montar um XOJOBIL (Arco-íris em Tzeltal, língua indígena maia), ponte de cores, de luz, ponte de informação e conscientização sobre o processo, os fatos, as causas e os impactos do acontecer indígena e camponês no México, no Brasil e na América Latina.

Somos livros, revistas, documentos, palestras, seminários, relações, que baseados na experiência mexicana, queremos divulgar de forma autônoma e auto-gestiva os valores de modelos alternativos de vida que vêm desde a prática socio-política dos povos.

No Brasil desde 1998, em contato com estudantes e pessoal de universidades, sindicatos, movimentos sociais, partidos, temos a preocupação que a maioria das pessoas não conta com suficiente informação elementar sobre os povos indígenas e camponeses do México e da atual sociedade mexicana.

Em geral há uma desinformação e desconfiança com relação aos movimentos sociais, e em particular o Movimento Zapatista.


Estamos interessados em alimentar uma relação com Editoras, Bibliotecas e Institutos de Investigação para assim ampliarmos nosso acervo de livros e revistas, estabelecer contatos com pesquisadores, professores, estudantes e pessoas ligadas a movimentos sociais.

Nossa missão é ser como XOJOBIL, uma ponte de cores, intercambiando fatos e experiências para a construção de um mundo livre e melhor.

Por isso, estamos empenhados em facilitar livros, revistas e documentos que possibilitem uma verdadeira crítica para entender a história recente e descobrir novos conhecimentos e práticas sociais que dão sentido à democracia, à política e à sociedade.





Alejandro Buenrostro

Coordenador
1935-2015