terça-feira, 21 de novembro de 2017

Notícias do Projeto BiblioChiapas : Passo a passo da organização e disponibilização do acervo na Universidade Federal de São Paulo.





Olá a todoas!

É cheia de alegria que escrevo esta postagem dando a conhecer a todoas, os companheiros dispostos a construir um outro mundo possível, o passo dessa história: a doação, organização e disponibilização do Projeto Xojobil/ BiblioChiapas idealizado pelos queridoas Zezé e Alejandro.
Sou estudante de mestrado em História Social na Universidade Federal de São Paulo sob a orientação do professor Clifford Andrew, me chamo Pauleany.  Foi em uma destas aulas obrigatórias, no primeiro semestre do mestrado, que tive o feliz encontro de saber, conhecer e servir de ponte para a doação do Projeto Xojobil/ BiblioChiapas. Desde então,  em agosto de 2016, iniciei uma catalogação prévia do material recebido.
No total são 13 caixas recheadas dos materiais mais diversos: um acervo bibliográfico de peso sobre as questões indígenas e camponesas do México; uma hemeroteca importante que marca temporalmente e visualmente mais sobre as vozes de resistência e luta dos povos; um acervo fotográfico que retrata a trajetória de trabalho do Alejandro Buenrostro e Maria José junto às comunidades indígenas e camponesas de Chiapas, trabalhando a terra, exercendo a educação popular, criando autonomias; uma ponta do acervo multimídia e tantos outros mais.
Trabalhei entre os meses de Agosto/2016 a Abril/ 2017 em uma catalogação prévia e aqui lhes conto que estamos no processo de digitalização deste acervo fotográfico e disponibilização online do mesmo. Afora de também catalogar e disponibilizar os livros para a consulta de pesquisadores e interessados em conhecer, compreender e apoiar a construção de outro mundo possível, como nos convoca os dignos povos indígenas de Chiapas.
Em breve mais informações sobre a disponibilização e o acesso ao acervo no Centro de Memória da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), no bairro dos Pimentas em Guarulhos.

























Um comentário:

Diego MPA disse...

Excelente notícia!